O que está buscando?

Fotos do Sol Cearense ganham exposição na Estação Sesi de Cultura de Santa Rita do Passa Quatro

Trabalho do fotógrafo Mateus Avila registrado na Praia de Jericoacoara fica exposto até o dia 14 de abril. A entrada é gratuita.

 Por: Estação SESI de Cultura
09/04/201910:13- atualizado às 11:47 em 11/04/2019

Conhecido como Terra da Luz, em uma alusão a grande quantidade de dias ensolarados no ano, o Estado do Ceará serviu de inspiração para o trabalho do fotógrafo Mateus Avila, que pode ser conferido na Estação SESI de Cultura de Santa Rita do Passa Quatro. A exposição Encantos do Sol Cearense faz parte do projeto Exposições Itinerantes e fica em cartaz até o dia 12 de abril, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

            O vilarejo tranquilo da Praia de Jericoacoara, no município de Jijoca, o mais setentrional do Ceará, por sua localização peninsular, é um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ver tanto o sol nascente quanto o poente sobre o mar, por isso um dos maiores prazeres da vila é apreciar o movimento solar. Durante três meses, o paulista Mateus Avila teve uma rotina um pouco diferente da qual estava acostumado, no caos da cidade grande. Todos os dias saía em busca de lugares tranquilos para apreciar e registrar esses fenômenos que, normalmente, proporcionam minutos mágicos e inesquecíveis, mas passam desapercebidos em sua terra natal.

            O resultado do trabalho expõe as belezas naturais do Estado nordestino e o estilo de vida de quem tem a sorte de viver apreciando as coisas simples da vida. Na lente de Avila, sol e praia ganham uma nova perspectiva capaz de transportar o visitante ao paraíso cearense. 

 

Sobre o fotógrafo

Mateus Avila da Silveira (1984) formou-se em Cinema em 2009. Dirigiu a fotografia dos curtas-metragens Quebra Corrente (2009) e Pacobá (2010). Desde 2008, realiza pesquisas com registros documentais em fotografia e vídeo de grafite, street art, costumes e conhecimentos populares em São Paulo e em vários Estados do Brasil, como Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Ceará. Em 2010, com o apoio de parceiros, criou o canal web independente Coletivo.tv, que hoje armazena mais de 100 minidocumentários, clipes e vídeos experimentais. Realizou os documentários Brasil em Wynwood, que conta a experiência de brasileiros no evento Art Basel Miami, e II GFA . DOC – Documentário da II Bienal Graffiti Fine Art, parte integrante do livro Graffiti Fine Art, publicado pela SESI-SP Editora.

 

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

 

Fotos: http://migre.me/t2eAX

Mateus Avila