O que está buscando?

A 1ª Mostra Cultural do CAIS comemora o Dia Mundial da Saúde Mental

Confira a programação do evento que será realizado na ESC Santa Rita de 17 a 25 de outubro

 Por: ESC Santa Rita do Passa Quatro
16/10/201919:06- atualizado às 19:08 em 16/10/2019

A 1ª Mostra Cultural do CAIS- SR foi idealizada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental – comemorado em 10 de outubro e criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental.

O evento tem como intuito abordar, discutir e refletir acerca dos caminhos da reforma psiquiátrica iniciada na década de 1980 e como essa nova perspectiva provocou mudanças radicais e essenciais no contexto nacional. Como exemplo, no ano de 2001 a Lei Antimanicomial é aprovada, resultando em uma nova configuração da saúde mental por meio da substituição dos hospitais psiquiátricos por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), assim surge, então, um novo olhar para a saúde mental.

A 1ª mostra Cultural do CAIS-SR (Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Ritaocorre do dia 17 a 25 de outubro de 2019 na Estação SESI de Cultura.

 

Programação

De 17 a 25 de outubro, das 8h às 17h:
Exposição de produções artísticas e fotográficas desenvolvidas por pacientes, usuários, funcionários e colaboradores do CAIS- SR.

 

22 de outubro:
9h – Exibição do filme “Nise: o coração da loucura”
Sinopse: Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

 

10h45 – Roda de conversa sobre Saúde Mental (conduzida pela equipe do CAIS).

 

Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente, é o estímulo à criatividade.

Nise da Silveira

Leia também