O que está buscando?

Exposição Fé Brasileira, Festa Universal – Folias, Romarias e Congadas

A mostra, que retrata as diversas formas de expressão da religiosidade brasileira e suas manifestações culturais, ficará em cartaz de 21 de junho a 3 de julho. A entrada é gratuita.

 Por: ESC Santa Rita
23/05/201916:34- atualizado às 16:34 em 23/05/2019

Um olho nas cores das festas e outro na luz da fé. É a partir desta perspectiva que o fotógrafo brasiliense Eraldo Peres apresenta a exposição fotográfica Fé Brasileira, Festa Universal – Folias, Romarias e Congadas, voltada aos significados da religiosidade brasileira e suas diversas formas de expressão. A mostra estará aberta de 21 de junho a 3 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Estação de Cultura de Santa Rita do Passa Quatro, com entrada gratuita.
Resultado de 12 anos de pesquisa, as 22 fotografias expostas são um singelo e expressivo recorte das mais de dez mil imagens produzidas e cerca de 200 festas catalogadas pelo fotógrafo. Para Peres, assim como espécies ameaçadas de extinção, as festas populares precisam de um trabalho de registro, importante não só para os pesquisadores, os foliões e os devotos, mas também para as futuras gerações que poderão, dessa forma, conhecer e valorizar tais práticas como manifestações artísticas e culturais.
A mostra retrata a força e a presença da crença religiosa no Brasil, reunindo flagrantes de devoção e transpondo para as imagens as diferentes percepções das pessoas em relação à vida. Em cada fotografia, histórias de milagres e reafirmações constantes do papel da fé e da oração. “Essa mostra é a síntese de um período de contemplação e vivência com homens, mulheres e crianças que carregam em seus corações a pureza da fé e o calor das festas populares”, finaliza o fotógrafo.
 
Sobre Eraldo Peres
Jornalista e fotógrafo documentarista, Eraldo Peres fez carreira em diversos jornais e atualmente é correspondente da agência internacional de notícias The Associated Press – AP, em Brasília, e diretor da Photo Agência. Aproximou-se de temas socioculturais em 1980, atuando como técnico em comunicação rural nas regiões Norte e Nordeste, e aprofundou-se na área sociocultural em 1990, na República Popular de Angola, onde trabalhou como especialista em comunicação para o desenvolvimento. Eraldo Peres ganhou reconhecidos prêmios fotográficos na categoria Geral do Nikon Photo Contest International, em 1996 e 2000-2001; ficou em terceiro lugar nas categorias Festivities e Traditional Rites do Humanity Photo Awards 2006, da Unesco, realizado na China; e obteve menção honrosa no concorrido World Press Photo 2008.

 

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.