O que está buscando?

Exposição “Do Macaco ao Homem” pode ser vista na ESC Santa Rita

As visitas podem ser feitas até o dia 26 de outubro. A entrada é gratuita.

 Por: ESC Santa Rita
04/08/202510:05- atualizado às 10:31 em 31/10/2025

 

A exposição “Do Macaco ao Homem”, do Museu Catavento, pode ser vista na ESC (Estação Sesi de Cultura) de Santa Rita do Passa Quatro de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. A mostra fica na ESC até o dia 26 de outubro.

Com curadoria de Walter Neves, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, a exposição leva os visitantes a uma jornada fascinante pela evolução humana, desde os primeiros bípedes, há 7 milhões de anos, até o Homo Sapiens, o homem moderno, surgido há cerca de 200 mil anos.

“Do Macaco ao Homem” tem como principal objetivo revelar o avanço dos conhecimentos sobre a evolução da nossa espécie. A exposição é organizada em cinco temas principais que exploram a evolução da locomoção, a estrutura craniana, a fisionomia, o tamanho do cérebro e a tecnologia da pedra lascada.

Os visitantes descobrirão como o homem se encaixa no reino animal, destacando características que compartilhamos com outros vertebrados, mamíferos e primatas. A exposição também mostra a nossa jornada evolutiva, revelando como nos diferenciamos dos chimpanzés há cerca de 7 milhões de anos.

Além disso, a exposição destaca o desenvolvimento das ferramentas de pedra ao longo do tempo, desde as mais simples até as mais sofisticadas, refletindo o progresso tecnológico dos nossos ancestrais. No auge da pré-história, a criatividade humana se expressou através de símbolos e arte, com objetos decorativos e pinturas rupestres encontradas em grutas ao redor do mundo.

“Do Macaco ao Homem” oferece uma experiência envolvente e educativa, proporcionando uma nova perspectiva sobre a nossa história evolutiva e a fascinante trajetória que nos trouxe até aqui. Venha explorar o passado e descobrir o que nos torna únicos como espécie.

Esta exposição faz parte de uma série de ações desenvolvidas em parceria com o Sesi-SP, ampliando o acesso à ciência e à cultura para diferentes públicos.

A gerente executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana, destaca a importância da parceria com o Catavento: “O Sesi-SP e o Catavento partilham da premissa de que cultura e educação são pilares essenciais para ambos. A parceria dessas instituições visa proporcionar ao público a oportunidade de explorar as exposições do Catavento, facilitando o acesso ao conhecimento em arte, cultura e ciência e promovendo uma educação ampla e inclusiva. Ao unirem esforços, as instituições têm o potencial de gerar impactos significativos, alcançando uma grande variedade de públicos e ampliando as oportunidades de aprendizado e crescimento. Neste contexto, a colaboração entre o Museu Catavento e o Sesi-SP representa uma aliança na promoção do acesso igualitário à educação e à cultura.”