O que está buscando?

Fontes de Pesquisa Online

Ao realizar uma pesquisa para um trabalho acadêmico, profissional, ou mesmo para conhecer mais sobre um determinado assunto é preciso atentar-se se as fontes são confiáveis e trazem informações comprovadas e relevantes para a sua busca. 

Para auxiliar na sua pesquisa, a Estação SESI de Cultura (ESC), reuniu algumas fontes de pesquisa on-line: 

 

Biblioteca Digital da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas/SP 
Biblioteca Digital da Unicamp contém documentos de Trabalhos de Conclusão de Curso, Eventos, Hemeroteca - CMU, Revistas Eletrônicas, Produção Técnico-Científica Digital, Materiais Especiais, Memória Institucional e Estatística, Obras Raras e E-books. http://libdigi.unicamp.br 
Devido à troca de plataforma de gerenciamento, de teses e dissertações, estas estão disponíveis somente no Repositório Institucional da Unicamp - http://repositorio.unicamp.br/ 
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo 
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), oferecendo teses e dissertações defendidas na Universidade nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. 
http://www.teses.usp.br 
Portal Livros Abertos da USP Universidade de São Paulo 
O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. 
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/index 
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD 
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) que busca a integração de todas as bibliotecas de teses e dissertações de IES (Instituições de Ensino Superior) do país em um único portal. 
http://bdtd.ibict.br/vufind/ 
SciELO - The Scientific Eletronic Library Online 
Biblioteca eletrônica com periódicos científicos brasileiros. Permite acesso ao periódico completo, bem como aos fascículos de cada título de periódico. 
http://www.scielo.br 
CAPES - Portal de acesso livre 
Disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito. 
http://www.capes.gov.br 

Catálogo de Teses e Dissertações -
Acesse: 
http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ 

Portal de Periódicos - CAPES/MEC
Acesse: 
http://www.periodicos.capes.gov.br
Biblioteca Digital Brasileira do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia 
Possui uma coleção especializada em Ciência da Informação e Política Científica e Tecnológica, contendo livros, periódicos, teses, relatórios, vídeos, memória técnica, anais e outros. 
http://www.ibict.br

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) -
Acesse: 
http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/bdtd 
Biblioteca Digital de Obras Raras
Site da Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP (Universidade de São Paulo) , é constituída de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias cobrindo do século XV a XX, contém conteúdo integral de títulos existentes nas diversas bibliotecas da Universidade, como por exemplo um título de Lavoisier editado no século XIX. 
http://www.obrasraras.usp.br 
PROSSIGA – Programa de Informação para Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - FGV
O Prossiga tem por objetivo organizar e disseminar informações para a gestão de ciência, tecnologia e inovação e promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia. 
https://sistema.bibliotecas-bdigital.fgv.br/bases/prossiga-programa-de-informacao-para-gestao-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao 
ScienceDirect 
Site com jornaisartigos, capítulos de livros e conteúdo de acesso aberto e mais de 1800 revistas científicas, organizada por ordem alfabética, desde “ACC Current Journal Review” a “Zoological Journal”. 
http://www.sciencedirect.com
Academia.edu 
Academia é uma plataforma de compartilhamento de pesquisas acadêmicas. Os acadêmicos carregaram 22 milhões de artigos, e 31 milhões de acadêmicos, profissionais e estudantes leem artigos na Academia todos os meses. https://www.academia.edu/ 
Também podem ser pesquisados e acessados livros livros em PDF: https://www.academia.edu/Documents/in/Livros_em_pdf
Biblioteca Nacional Brasileira 
Site da Biblioteca Nacional Brasileira, que permite o acesso a vários documentos digitalizados que fazem parte da memória cultural brasileira. São documentos como aquarelas, mapas, manuscritos, partituras, entre outros. Apresenta, ainda, uma contextualização histórica sobre diversos temas como Administração, Literatura, Ciência, Arte, Costumes etc. 
http://bndigital.bn.gov.br/ 
Biblioteca Digital Virtual do Governo do Estado de São Paulo 
Site do Governo do Estado de São Paulo, que oferece informações tanto do Governo como de assuntos de interesse da população e dos servidores públicos paulistas. Inclui informações de Cidadania, Legislação, Governo do Estado, sobre São Paulo, Programas e Projetos Sociais, Cultura e Lazer entre outras. 
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br 
Bibliotecas digitais e acervos online 
Lista de 86 acervos e bibliotecas digitais com conteúdos livres para consulta e download sobre diferentes temas.As coleções indicadas são mantidas por importantes instituições nacionais e de outros países, formando um amplo repositório de dados e informações que podem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e motivar o compartilhamento do conhecimento em várias áreas por meio da internet. 
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/internet-e-tecnologia/bibliotecas-digitais-e-acervos-online.php 
Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo - Acervo para consulta e empréstimo com mais de 2.800.000 livros das bibliotecas que compõem SMB. Desde o início da pandemia do coronavírus em 2020 foram incorporados também livros em pdf de domínio público que podem ser acessados pelo catálogo online. 
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/alexandriaws/microServices/livrosDigitais.jsp 
Biblioteca da UNESCO 
A Biblioteca Digital da UNESCO, contém obras digitalizadas do mundo todo de diversas épocas, como livros, mapas, quadros, imagens e mais 350.000 documentos que datam de 1945. 
http://www.unesco.org/library/ 
Biblioteca Digital Mundial - Library of Congress 
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.Permite a pesquisa de 19.000 itens sobre 193 países de documentos entre os anos 8000 a.C. e 2000. Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:Promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral e desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países. 
https://www.wdl.org/pt/ 
Domínio Público - Biblioteca Digital em software livre 
Acervo disponível para consulta livre e gratuita, na forma de texto, sons, imagens e vídeos, já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. 
http://www.dominiopublico.gov.br 
Internet Public Library 
Indica páginas em que se podem ler documentos sobre áreas específicas do conhecimento. 
http://www.ipl.org 
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 
Site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, contendo lista de obras premiadas e indicações de leitura. 
https://www.fnlij.org.br/ 
Biblioteca Virtual de Literatura 
Nesta biblioteca pode-se acessar obras em domínio público dos maiores autores de nossa língua para leitura imediata. 
http://www.biblio.com.br 
Biblioteca Digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin 
O catálogo faz parte da biblioteca pessoal formada pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita ao longo de 80 anos, posteriormente doada à USP pela família do casal. São particularmente significativas as coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos. Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. O usuário pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras. 
https://www.bbm.usp.br/pt-br/projetos-digitais-da-bbm/bbm-digital/ 
Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes 
É uma Biblioteca digital, hospedada e mantida pela Universidade de Alicante , em Alicante, Espanha. Compreende o maior repositório de acesso aberto de versões digitalizadas da língua espanhola, com textos históricos e de literatura. Quando foi oficialmente lançado em 1999, a BVMC foi o primeiro arquivo digital da língua espanhola, com textos na internet, inicialmente com reprodução de cerca de 2.000 obras individuais por 400 dos mais significativos autores espanhóis, de literatura latino-americana e Hispânica da África. Em 2005-2006 o número de registros disponíveis já tinha atingido mais de 22.000. 
http://www.cervantesvirtual.com/ 
Wikipédia 
Enciclopédia eletrônica da Wikimedia Foundation nos Estados Unidos. Em diferentes idiomas. Conteúdo livre, onde o usuário pode, além de visitar as páginas, alterá-las e editá-las a qualquer momento. 
http://www.wikipedia.org 
Project GUTENBERG 
Contém um total de mais de 60.000 títulos disponíveis na íntegra, na Internet. O acervo disponibilizado é composto por principalmente obras literárias mais antigas. A maioria foi publicada antes de 1924, com algumas publicadas nas décadas seguintes. 
http://www.gutenberg.org/ 
EUROPEANA – Biblioteca Multimedia Online da Europa 
Acesso a mais de 2 milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Européia, sendo livros, mapas, gravações, fotografias, documentos, pinturas e filmes do acervos das bibliotecas nacionais e instituições culturais desses Estados da União Européia. 
https://classic.europeana.eu/portal/pt 
Audioteca Sal e Luz 
É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros / audiobooks) para pessoas cegas ou deficientes visuais, em todo o território nacional, de forma gratuita. Conta com um acervo de didáticos / profissionalizantes e literatura. 
http://www.audioteca.org.br/ 
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira 
Site do Instituto Cultural Cravo Albin dedicado exclusivamente à memória da música popular brasileira. Contém canções, nomes, períodos históricos e gêneros da história da MPB. 
http://www.dicionariompb.com.br  
Acervo Digital.Net 
Centenas de Revistas dos mais variados temas 
São várias revistas de informática, tecnologia, futebol, política, curiosidades e outras categorias disponibilizadas para leitura online de forma legal e gratuita. Algumas revistas estão disponíveis para download e na versão impressa 
https://acervodigital.net/revistas-gratis-informatica-tecnologia-e-outros/
Revistas Online do Brasil 
Revista do Brasil, Revistas brasileiras, Revistas Online, Revistas Editora Globo, Revistas da Abril, Editora Símbolo, Editora Escala, Revistas Nacionais, entre outras, divididas por assuntos, tais como: Artes, Cultura, Decoração, Educação, Ecologia e mais.
https://www.guiademidia.com.br/revistasonline.
Jornais Online do Brasil e Internacionais 
O site disponibiliza a pesquisa e acesso aos jornais por estados e cidades brasileiras, além de acesso a jornais internacionais divididos por continentes 
https://www.guiademidia.com.br/webjornais.htm 
O Estado de São Paulo - jornal (Estadão) 
O Jornal foi fundado em 1875 e tem sua versão online desde 1995. 
https://www.estadao.com.br/ 

O Acervo com todos os jornais desde 4 de janeiro de 1875 pode ser pesquisado por data ou por palavras em todas as edições do jornal impresso. 
https://acervo.estadao.com.br/ 
Folha de São Paulo 
Jornal fundado em 1921. No site são encontradas as notícias, imagens, vídeos e entrevistas diárias. 
https://www.folha.uol.com.br/ 

O Acervo pode ser pesquisado por palavra, por período e ainda somente na Folha de São Paulo, Folha da Manhã ou Folha da Noite 
https://acervo.folha.com.br/index.do 
Revista Acropole 
A revista Acrópole foi uma publicação especializada em Arquitetura, editada em São Paulo entre 1938 e 1971. Lançada em maio de 1938 sob a direção de Roberto A. Corrêa de Brito, em 1953 Max M. Gruenwald tornou-se seu proprietário e diretor geral até o encerramento em dezembro de 1971. Ao longo de pouco mais de 34 anos de publicação ininterrupta, o periódico contou com vários editores e colaboradores que conferiram à coleção diversas personalidades editoriais.Com o projeto “Digitalização e Acesso Online à Revista Acrópole: Conservação e Preservação da Memória da Arquitetura e Urbanismo”, a FAUUSP, através da sua Biblioteca, logrou o recurso da Pró-Reitoria para a realização deste website. 
http://www.acropole.fau.usp.br/ 
Sistemas de recuperação de informação que rastreiam informações na Internet e as armazenam num banco de dados de forma organizada.
Google Acadêmico
O Google Acadêmico, também chamado de Google Scholar é uma ferramenta de pesquisa do Google onde são listados apenas trabalhos acadêmicos e científicos publicados em bibliotecas, universidades, jornais, entre outros sites educacionais. Com o Google Acadêmico, é possível encontrar informações relevantes para vários assuntos. 
https://scholar.google.com.br/ 
Google Livros
O Google Livros permite a pesquisa pelo nome do livro, autor ou assuntos. Alguns livros podem ser visualizados no todo, outros apenas parcialmente. 
https://books.google.com/  
Microsoft Academic
O Microsoft Academic é um mecanismo de pesquisa público gratuito para publicações e literatura acadêmica, desenvolvido pela Microsoft Research. A ferramenta apresenta uma estrutura de dados e mecanismo de pesquisa totalmente novos usando tecnologias de pesquisa semântica. Atualmente indexa publicações e artigos de periódicos. 
https://academic.microsoft.com/home